O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Associação de Voluntários ao Desenvolvimento Sustentável do Bico do Papagaio (AVDESBIS) e Prefeitura Municipal de Maurilândia do Tocantins realizaram, na semana passada, a primeira ação de recuperação de áreas degradadas, ao longo do Ribeirão Bom Jardim, no municÃpio de Maurilândia do Tocantins.
A ação faz parte do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares desenvolvido pela AVDESBIP, por meio dos serviços da assistência técnica e extensão rural, da área ambiental.
Cristina Castro Araújo, supervisora regional de Araguatins explica que para desenvolver esse projeto, a AVDESBIP procurou o escritório do Ruraltins em Itaguatins que disponibilizou três extensionistas para elaborar o projeto e acompanhar a execução das ações propostas.
O projeto de recuperação das áreas degradadas do Ribeirão Bom Jardim será desenvolvido em quatro anos e abrange atividades de apoio à restauração sustentável de florestas ciliares; desenvolvimentos de polÃticas públicas de preservação; implantação de projetos demonstrativos; capacitação em educação ambiental e treinamento de gestão de monitoramento e avaliação, além de disseminação de informações com foco na preservação sustentável, tendo como público prioritário professores da rede municipal e estadual de ensino, estudantes, produtores rurais e a população em geral.
“A primeira ação do projeto foi desenvolvida sob a orientação e acompanhamento dos técnicos da área ambiental, que teve como principal atividade a coleta de lixo nas margens e leito do ribeirão. A próxima etapa será o plantio de plantas nativas da região, que deverá acontecer no próximo mês. As mudas serão adquiridas pela prefeituraâ€, esclareceu Cristina Castro Araújo.
O Projeto de Recuperação de Matas Ciliares tem ainda como parceiros o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Consórcio Estreito Energia (Ceste), a Câmara de Vereadores de Maurilândia, além da comunidade em geral.
Conforme o presidente da AVDESBIP, Alex Pereira, neste sábado, 05 de dezembro, será iniciada mais umas fase do projeto que será o plantio de algumas mudas e continuação do mutirão de limpeza do ribeirão.