Ao fim da visita de dois dias ao Tocantins, os russos diretores da Primorsksaya Soy Elena Popova e Yury Popov se mostraram satisfeitos com o que conheceram do potencial do Tocantins para o cultivo de grãos. Atualmente, a empresa russa já importa do Tocantins, através da Primavera Alimentos, do empresário Moacir Vieira de Almeida, mais de 65 mil toneladas de soja ao ano, agora com essa aproximação, a intenção é que esse volume de negócios aumente, chegando a 110 mil toneladas ao ano.
Neste domingo, 22, durante visita a uma das fazendas do grupo brasileiro, no municÃpio de Rio Sono, a 135 de Palmas, os investidores falaram de negócios. O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, acompanhou a visita.
“O Tocantins tem um potencial muito grande, indo desde o clima favorável, força de trabalho, boa logÃstica, ótima localização, já que está no centro do Brasil, além da proximidade do mercado que nós pretendemos atingirâ€, declarou Popov. Já Elena frisou “do nosso ponto de vista, o Tocantins deixa boas impressões.â€
Padua ressaltou sobre a importância da parceria entre as duas empresas para o mercado tocantinense. “É uma empresa tradicional da Rússia, com mais de 80 anos de fundação, consolidada, e que terá muito a contribuir, oferecendo ao nosso produtor uma nova opção de comercialização de seus produtos.†A visita também foi considerada positiva pelo empresário Moacir, que negocia com os russos a implantação de uma esmagadora de soja no Estado, nos próximos anos.
Dados
O Tocantins é hoje o maior produtor de grãos e oleaginosas da região Norte do PaÃs e ainda com a maior quantidade de áreas cultivadas. Na safra 2013/2014, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins irá produzir 2.648,7 mil toneladas de grãos. O levantamento da Conab aponta que o Estado produzirá 1.536,4 milhão toneladas de soja este ano, contra 1.382,9 da safra anterior. Este crescimento é decorrente de um aumento de 21,8% da área plantada de soja no Tocantins. O plantio da soja ocupa uma área de 549,5 mil hectares.