Na noite desta quarta-feira, 16, alunos do cursinho Educacional Popular interessados em se inscreverem ao concurso da PolÃcia Militar do Tocantins (PMTO) previsto acontecer ainda este ano, receberam aulas voltadas ao campo jurÃdico, o cabo PM Ruy Ângelo da Silva, esteve ministrando Direito Penal e Processual Penal aos cinquenta alunos inscritos no cursinho. A iniciativa dessa ação é uma parceria da PM com a Prefeitura Municipal de São Miguel.
O cursinho Educacional Popular visa tão somente preparar os alunos para a realização do concurso da PMTO. As aulas acontecem em um prédio localizado em frente à sede do 3º Pelotão da 4ª CIPM em Bela Vista nos horários das 18h30 às 21h30.
De acordo com o capitão QOPM Frank Cynatra Sousa Melo, comandante do pelotão, o curso acontece três vezes por semana, 2ª, 3ª e 4ª feira. Além dos alunos da cidade de São Miguel, o projeto abrange também, SÃtio Novo do Tocantins, Itaguatins e Axixá do Tocantins, todas pertencentes a área de atuação do 3.º Pelotão da 4ª CIPM.
A participação logÃstica da Prefeitura Municipal é na distribuição do material que está sendo usado pelos alunos. O curso possui cerca de oito disciplinas, ministradas pelos seus respectivos professores, todos policiais militares: RaciocÃnio Lógico – CB PM José de Arimateia Pereira; Direitos Constitucional e Humanos- CB PM João do Nascimento Silva; Direito Penal- CB PM Ruy Ângelo da Silva; Informática-CB PM Frank da Silva Santos; Produção Textual- SD PM José Rogério Marinho dos Santos; Normas Pertinentes à PMTO-CAP QOPM Frank Cynatra Sousa Melo; Atualidades-CB PM João Carlos Silva Amazonas Júnior e História e Geografia do Tocantins-CB PM Wiajara Torres Meneses.
Ainda de acordo com o capitão PM Frank, idealizador do projeto, o Cursinho Educacional Popular daquele Pelotão tem como objetivo geral dar condições para as pessoas que não tiveram oportunidade por questões sociais e econômicas, os conhecimentos que são exigidos nos principais concursos públicos e vestibulares do Brasil.
Capitão Frank acrescenta também que o cursinho visa ainda estimular o senso crÃtico dos alunos, através da troca ativa de conhecimentos e buscas junto a transformação da sociedade através da educação.
Entrevistado quanto a realização do cursinho, o aluno Wanderson Rodrigues, enalteceu o programa afirmando seu enorme prazer e satisfação em fazer parte dele. Segundo ele, “dentre tantas pessoas que almejavam uma oportunidade como essa eu fui selecionadoâ€. E dispara dizendo: “Os professores, que são policiais, são altamente capacitados e gabaritados para esta função, sendo assim, estamos em boas mãos, o que nos faz ter certeza de um bom aprendizado. Por fim, quero parabenizar a todos que estão sendo incisivos para que todo este projeto esteja acontecendo, muito obrigado a todos†disse ele.