Facebook
21/07/2015 - 22h46m

São Sebastião e Buriti estão entre os cinco municípios do estado com maior taxa de prevalência de tracoma em escolares no ano de 2014

Redação

Para ampliar o diagnóstico de doenças transmissíveis comuns, o Governo do Tocantins realiza nesta quarta-feira, 22, o lançamento da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. O evento, que acontece no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8 horas, é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e vai contar com a participação das 77 prefeituras tocantinenses que já aderiram à campanha, que tem como público-alvo crianças com faixa etária entre cinco e 14 anos.

“A meta da campanha nacional é ampliar o diagnóstico de doenças que demandam ações estratégicas para controle ou eliminação como problema de saúde pública”, explica o secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha. No entanto, além da hanseníase, das verminoses e do tracoma, o Tocantins decidiu incorporar à campanha estratégias de prevenção e diagnóstico contra a tuberculose.

No Tocantins, 623 escolas da rede pública vão receber ações da campanha, que irão atingir, no total, 143.399 alunos entre cinco e 14 anos. Somente em Palmas, 63 escolas receberão ações e 30.865 alunos serão incluídos nas atividades de prevenção, diagnóstico e controle das doenças.

Entre as estratégias adotadas na campanha estão atividades de orientação aos professores e estudantes sobre as doenças e mobilização da comunidade e exames realizados.
Tracoma

O tracoma é uma doença ocular causada por uma bactéria e que ocorre, especialmente, entre crianças. Os principais sintomas são pálpebra com a margem virada para dentro do olho e cílios invertidos tocando os olhos. As lesões oculares causadas por este atrito, se não tratadas, podem levar à cegueira.

“Para facilitar o diagnóstico do tracoma, serão realizados exames oculares nas escolas. Os casos positivos serão encaminhados, assim como seus contatos familiares mais próximos, para o tratamento”, explica a enfermeira da Área Técnica Estadual do Tracoma, Maria da Penha Epaminondas. Segundo a enfermeira, atualmente 46 municípios aderiram à campanha específica de controle do tracoma.

No Tocantins, os cinco municípios com maior taxa de prevalência de tracoma em escolares no ano de 2014 foram Miranorte (41,10), São Sebastião do Tocantins (20,16), Buriti do Tocantins (14,91), Natividade (14,68) e Xambioá (13,34).

Confira a programação do lançamento da campanha:
8h – Abertura
10h-Coffee-Break
10h40 - Apresentação da Área de Assessoramento do Tracoma
11 h - Distribuição de Material Disponibilizado pelo Ministério da Saúde
12 h - Encerramento

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS