“O objetivo é mobilizar e informar a sociedade sobre o direito de toda criança e adolescente desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livre de abuso e exploração sexualâ€, informou o Secretário de Assistência Social de SÃtio Novo do Tocantins, Lucielton Ferreira da Cruz, que organizou nesta terça-feira, 20, uma grande caminhada em protesto aos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes no municÃpio.
O dia 18 de maio é lembrado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ainda não foi catalogada pela Secretaria de Assistência a quantidade de casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes em SÃtio Novo, mas dados dão conta que eles existem.
Na mobilização, crianças, adultos e autoridades estiveram reunidos na caminhada, que contou ainda com palestra proferida pelo Promotor de Justiça de Axixá do Tocantins, Celsimar Custodio Silva. O representante da promotoria abordou sobre a problemática do abuso sexual a crianças na região do Bico do Papagaio. O Prefeito Jair Farias também participou da programação.
Dentre as discussões das medidas de combate ao crime, foi destacado que “é necessário que as vÃtimas denunciem junto ao Disque 100 ou que procure o Centro de Referência em Assistência Social, localizado na Rua do Comércio, ou nos Conselhos Tutelar e do Direito da Criança e do Adolescenteâ€, alertou Lucielton.