O municÃpio de SÃtio Novo do Tocantins vem fazendo sua parte na campanha nacional de vacinação contra o Papiloma VÃrus Humana (HPV), um dos principais causadores do câncer de colo do útero. Na cidade, a mobilização para imunizar meninas de 11 a 13 anos começou no último dia 10, em três escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, 145 adolescentes receberam a primeira dose da vacina.
A campanha está sendo executada pela secretaria Municipal de Saúde de SÃtio Novo do Tocantins, que decidiu incrementar outra atividade na mobilização. “Decidimos pela promoção de palestra sobre o HPV para os responsáveis pelas meninas que estão sendo imunizadas, orientações e explicações proferidas por enfermeira da secretaria†destacou a secretária Municipal de Saúde, Maria das Dores Abreu Farias. A vacina distribuÃda na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.
Comprometimento
De acordo com a secretaria, 145 meninas de 11 a 13 anos foram imunizadas contra o vÃrus HPV. Para o prefeito Jair Farias (SDD), o SÃtio Novo vem fazendo a sua parte. “Recebemos as doses da vacina e já procuramos meios de viabilizar e executar a campanha em nosso municÃpio. Iremos seguir corretamente o cronograma e, com isso, garantir a imunização de nossas meninasâ€, frisou Jair.
A primeira etapa de vacinação em SÃtio Novo do Tocantins ocorreu nas escolas Estaduais Marechal Ribas Junior, Manoel Estevão de Souza e Raimundo Nonato Leite. Já a segunda etapa deve ocorrer nos postos de saúde. A campanha de vacinação contra o HPV ocorrerá até o dia 10 de abril.
Ciclo
O ciclo de vacinação está dividido em três etapas, sendo que neste primeiro momento a primeira dose acontecerá em março nas escolas e também nas unidades de saúde, a segunda dose será feita seis meses depois e a terceira dose será plicada depois de cinco anos, contados da primeira dose. Para completar o ciclo de vacinação, cada adolescente deverá tomar três doses.
Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes a partir de 9 anos. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.