Uma obra de saneamento básico está paralisada em SÃtio Novo do Tocantins. Segundo um morador, que não quis ter o nome revelado, o córrego João Corrêa está todo poluÃdo por causa disso. Ele afirma que a obra foi iniciada há 12 anos e depois de ficar muito tempo parada, foi reiniciada há cerca de cinco anos. Mas a construção teria sido novamente abandonada.
"O problema é que as pessoas achando que tinha terminado a obra ligaram os esgotos das casas na rede. Com isso, dejetos foram lançados na rede geral. Com o acúmulo dos dejetos, iniciaram diversos vazamentos por toda a cidade. Está contaminando o solo, córregos, lençol freático e trazendo uma epidemia de doenças intestinais em SÃtio Novo do Tocantins", afirmou.
O Mininistério Público do Tocantins informou que um procedimento foi instaurado e, além de apurar as condições da rede de esgoto do municÃpio, está sendo apurado também o abastecimento de água da cidade. "O referido procedimento possui laudos técnicos da água, oitivas, reuniões e relatórios de visita in loco realizadas pelo Promotor de justiça Celsimar Custódio Silva. A última movimentação do processo foi o envio de um ofÃcio à Prefeitura Municipal requisitando cópia da lei que autoriza o municÃpio a ceder a empresa particular, em regime de concessão, os serviços de água e esgoto" afirmou o órgão. (Com informações G1)