PALMAS
Lei estabelece a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Acidentes ao Ciclista, nomeada em honra ao médico Pedro Caldas, vítima de um trágico acidente em Palmas.
O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou a Lei proposta pela deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), que estabelece a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Acidentes ao Ciclista, nomeada em honra ao médico Pedro Caldas, vítima de um trágico acidente em Palmas.
A nova lei incluiu a "Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas" no calendário oficial de eventos do Tocantins, marcada anualmente para o dia 10 de novembro. Um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego revelou que nos últimos 10 anos, 13.718 ciclistas perderam a vida em acidentes no Brasil, com 60% dessas fatalidades resultando de atropelamentos.
A Professora Janad Valcari esclareceu que a semana tem o propósito de fomentar discussões, reflexões e eventos sobre mobilidade sustentável e a segurança dos ciclistas no trânsito. Além disso, busca sensibilizar a sociedade, o setor privado e os gestores públicos sobre os benefícios do ciclismo e a importância de investir em infraestrutura para garantir a segurança dos ciclistas.
Valcari expressou sua satisfação em saber que a Lei já está em vigor no Tocantins. “Nossa iniciativa representa um avanço significativo na proteção e conscientização dos ciclistas, visando à redução dos acidentes e à promoção de um trânsito mais seguro e inclusivo”.