REGULARIZAÇÃO FUNDIÃRIA URBANA
O Ministério Público Estadual (MPE) realiza nesta segunda-feira, 30, audiência pública para tratar da regularização fundiária urbana no municÃpio de Santa Terezinha do Tocantins. O objetivo é propor soluções viáveis ao enfrentamento das questões identificadas durante o evento.
A audiência será conduzida pelo Promotor de Justiça Celsimar Custódio Silva e deve abordar questões relativas à regularização fundiária e regulamentação de imóveis particulares perante o municÃpio, uma vez que investigações apontaram que está sendo feita de uma espécie de “regularização fundiária†à s avessas, no afã de regularizar os imóveis existentes na área territorial do municÃpios citado.
A realização da audiência é resultado de um inquérito civil instaurado em 2016 pela Promotoria de Tocantinópolis, o qual apurou que muitos imóveis residenciais das cidades em questão tiveram suas escrituras públicas e registros imobiliários lavrados a partir de um contrato de compra e venda firmado entre o ente público e o particular, contrariando a Lei 8.666/93, que determina a necessidade de abrir uma nova matrÃcula para cada imóvel desmembrado do municÃpio.
O promotor explica que o municÃpio deveria ter iniciado um procedimento administrativo a fim de que, após fiscalização e medição da área do imóvel, fosse expedida uma decisão final para posterior regularização do imóvel.
Na época, ele recomendou ao municÃpio que suspendesse a emissão de contratos de compra e venda como meio de regularização fundiária na área territorial desse municÃpio, até a conclusão doinquérito civil, o que deve acontecer após a realização da audiência.
Deve participar da audiência, o prefeito e os secretários municipais de Administração e Assistência Social, além de membros da Câmara Municipal, o Juiz de Direito e Diretor do Foroda comarca, os Tabeliães de Registro Público das cidades e Associações de Bairros e de moradores existentes, bem como membros da sociedade civil organizada.