Facebook
24/11/2022 - 15h30m

EDUCADORES E EDUCANDOS

SÃO BENTO: Conselheiros Tutelares viajam mais de 500 km para receber formação do Cedeca

Em modalidade presencial, as aulas funcionam como mediadoras na troca de experiências e informações, entre educadores e educandos.

Mais 700 conselheiros(as) tutelares foram capacitados/as sobre direitos da criança e do adolescente e exercício da função, por meio do Cedeca

Nesta quarta-feira (23), iniciou-se as aulas presenciais do curso de capacitação dos Conselheiros Tutelares. O evento, que recebe educandos de São Bento do Tocantins e vários outros municípios do estado, é realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, e tem o objetivo de oferecer informações teóricas, técnicas e práticas, relacionadas ao trabalho dos conselheiros e conselheiras tutelares.

Haline Cortez, conselheira tutelar de São Bento do Tocantins e educanda do curso, comenta que viajou cerca de 500 km para participar do modo presencial e dar continuidade à formação. Segundo a profissional, essa é uma experiência única para enriquecer a atuação na sua carreira. “Muitas dúvidas que a gente tinha, nós agora podemos esclarecer. E com certeza, nosso município só ganha com isso”.

Outra integrante da Rede de Proteção do mesmo município, a conselheira Lubia de Souza, complementa que a capacitação está sendo bastante apreciada e que deseja estar, novamente, em outros cursos fornecidos pelo Cedeca. “Estou gostando muito da capacitação, que venha mais vezes”.

O Cedeca é a única Organização que, além da formação online, viabiliza formação presencial de conselheiros/as tutelares no Tocantins. No curso informações sobre legislação, atribuições dos conselhos, rotinas administrativas, articulação com o Sistema de Justiça e Rede de Proteção, entre outros conteúdos, são apresentados aos participantes. Entre as vantagens da formação presencial, está a implementação de atividades dinâmicas, como os estudo dos casos de proteção de crianças e adolescentes, em que conselheiros são induzidos a apresentarem medidas de como agir, diante das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mônica Brito, secretária executiva e associada do Cedeca há mais de 15 anos, explica que  a modalidade presencial é um momento de maior contato e interação com os membros da turma. O que, segundo a defensora de direitos humanos, é muito importante, uma que vez que  facilita na percepção e resolução das dificuldades de cada um.

É um momento de troca e só de enriquecer. A gente aprende com eles e eles aprendem conosco. Então é um momento muito privilegiado, por causa dessa relação de troca de conhecimentos”, conclui.

Julane Marise, ex conselheira tutelar, atual presidente do Conselho Estadual dos Direito da Criança e do Adolescente, e uma das educadoras do curso, completa que essa oportunidade é um intercâmbio intermunicipal, em que conselheiros e conselheiras tutelares poderão observar suas realidades e também analisar como se encontra o contexto estadual na área de direitos infantojuvenis.

A formação dos conselheiros tutelares, ofertada em várias edições por ano pelo Cedeca, é uma obrigação prevista em lei que deve ser custeada por cada município, incluindo a locomoção e a hospedagem do profissional. Para facilitar esse processo, a Organização fornece todas as notas fiscais de comprovação e oferece apoio para que conselheiros articulem a vinda junto a seus municípios.

Saiba mais sobre o Curso

A formação acontece de forma híbrida, com encontros onlines e presenciais, e faz parte do projeto Escola Inéditos Viáveis, desenvolvido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone. A capacitação é formada por 6 módulos de aprendizagem, e em cada módulo, os/as participantes do curso contam com a orientação de docentes especialistas na área da infância e adolescência.

Além da equipe docente, os/as participantes recebem apoio técnico, operacional e acadêmico e, também, acesso a e-book e material complementar, composto por peças de trabalho do Conselho Tutelar e legislações pertinentes ao ofício.

Cedeca Glória de Ivone

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que defende direitos humanos de crianças e adolescentes, desde maio de 2007.
Sua luta enfática pelos direitos infantojuvenis é formada por valores que regem a Democracia, como a Participação social, Autonomia, Respeito e valorização da diversidade racial, cultural e de gênero. Assim como também o Respeito à natureza, o cuidado consigo, com o outro e com o transcendental.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS