A PARTIR DE HOJE
As cidades de São Miguel e São Sebastião decidiram criar barreiras sanitárias nas fronteiras com o Maranhão em medida para tentar prevenir a entrada da cepa indiana do coronavírus no Tocantins.
A maioria dos casos da nova variante do coronavírus está no Maranhão, que tem uma vasta fronteira com o Tocantins, além de Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em São Miguel do Tocantins, que faz divisa com Imperatriz-MA, serão duas barreiras sanitárias a partir da desta segunda-feira (31), uma no porto da balsa e a outra na ponte que liga os dois estados. O município vai fazer triagem e aferição de temperatura e testes rápidos em casos suspeitos.
Em São Sebastião do Tocantins, a coordenação da atenção básica informou que barreiras estão sendo montadas e também começam a funcionar nesta segunda-feira (31). Nos locais será feita triagem e entrevista com quem chegar ao estado.
Na fronteira com o Pará os municípios também estudaram a adoção de medidas de prevenção após o surgimento de casos suspeitos da cepa indiana no estado vizinho.
Em Ananás, o secretário de saúde informou que não será realizada barreira sanitária, tendo em vista que os casos suspeitos no Pará foram descartados. Mesmo assim o município vai fazer o monitoramento de moradores que viajarem para os estados vizinhos e regiões endêmicas, com recomendação de isolamento por 14 dias.