CULTURA
O 36º Sarau Cultural de Araguatins que acontece neste sábado, 27, às 19h30, na Casa da Cultura local, comemora três anos de celebração de música, canto e poesia na região do Bico do Papagaio, e terá como atração o lançamento do livro de poesia “Fazenda Alegria”, do músico e poeta Bertin de Carmelita, pernambucano residente em Marabá; além de muita música com artistas regionais.
O Sarau Cultural teve início em maio de 2016, e durante os eventos já aconteceram lançamentos de vários livros regionais de contos e poesias inéditas, além da participação de diversos poetas, cantores e músicos tocantinenses e artistas da região, como o cantador Cláuber Martins, Javier de Mayabá, Bertin de Carmelita e Sérvio Dias, de Marabá no estado do Pará; os maranhenses Zeca Tocantins e Ed Franklin, de Imperatriz no Maranhão; Murilo (da dupla Murilo & Muriel) e Lucimar, de Palmas; além dos escritores e músicos locais.
Responsável pela produção do Sarau, o poeta e músico Chico Duarte falou dos objetivos do projeto, que em julho de 2018 contou com um público de cerca de 350 pessoas. “A música é um grande atrativo, mas o foco é desenvolver o gosto pela leitura e fomentar a produção de contos e poesias nas novas gerações”, afirmou Duarte.
O professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e apresentador do programa “IFTO em foco” da Rádio Sucesso FM, Miguel Camargo, falou da importância do evento para a região do Bico: “É o despertar dos talentos regionais. Um momento descontraído, mas que tem grande importância por promover nos estudantes o interesse pela poesia e também por provocar a sociedade para que valorize os artistas locais”, disse o professor, complementando que por conta do Sarau, já se está discutindo a criação da Academia de Letras da região do Bico do Papagaio.