EVENTO CULTURAL
O cantor de pop amazônico AQNO (Aquino) é a principal atração musical do projeto cultural Sarau do Cerrado que acontece, excepcionalmente, nesta sexta-feira, 21, às 18h, na praia da Ponta, em Araguatins.
O realizador do Sarau, Chico Duarte, disse que o evento acontece este mês na praia para se integrar à programação de verão da prefeitura. “A grande atração do Sarau será o artista AQNO, um dos maiores talentos da nova geração da música pop paraense, mas teremos também uma banda de pop rock de Augustinópolis, além da apresentação de artistas locais”, destacou.
O 68º Sarau do Cerrado conta ainda com a presença do artista tocantinense Murilo, que fez dupla com Muriel, “na aprimoração dos arranjos e para colaborar na execução das músicas durante o Sarau”, diz Chico Duarte acrescentando que “uma das funções do Sarau é fomentar o amor pelas artes e a presença de um artista de personalidade como AQNO no palco do Sarau fomenta nas novas gerações a confiança e a aposta no que é diferente, inovador e de qualidade”, ressaltou o poeta e cantor.
AQNO
AQNO é um artista marabaense influenciado pela diversidade cultural da região amazônica com referências da cultura paraense e maranhense.
O artista lançou em 2021 o seu primeiro álbum “O Retorno de Saturno”, com uma musicalidade repleta de traços da música pop latina amazônica, e envoltas numa variedade de referências embebidas na pluralidade da música popular brasileira.
AQNO foi um dos representantes da região norte na Parada Cultural de São Paulo em 2023, e já se apresentou ao lado de Elza Soares, Chico César, Karol Conká e outros.
Sobre o novo trabalho, Aqno disse em entrevista ao G1, que será um álbum visual, com muita história, moda, e expressão artística visual. Um álbum com estética, música pop, e muitas experimentações musicais entre orgânico e eletrônico. “É um disco ensolarado, dançante, calorento, delirante, dos trópicos”, destacou ele.
Projeto Sarau do Cerrado
O Projeto Cultural Sarau do Cerrado é organizado pelo escritor e poeta Chico Duarte, e teve inicio em abril de 2016. O evento acontece uma vez por mês, sempre no último sábado, e tem o objetivo de promover o acesso à cultura e fomentar o surgimento de novos talentos.
No Sarau apresentam-se contadores de causos, declamadores de poesias e contistas, intercalados por apresentações musicais de artistas locais convidados e da atração principal do evento.
No palco do Sarau já se apresentaram: Nilson Chaves, Tom Cléber, Léo Pinheiro, Zeca Tocantins, Clauber Martins, Lucimar, Zélia Grajaú, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Querenhapuque, Charles do Arraia, Wes Oliveira, Lena Garcia, Javier di Ma-y-abá, Bertin di Carmelita, e o músico Chico Duarte.