Facebook
09/11/2015 - 13h12m

Seagro e parceiros realizam oficina de produção artesanal na agricultura familiar na região do Bico

Elmiro de Deus

A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) juntamente com instituições parceiras realizaram na região do Bico do Papagaio, nos dias 4 e 5, a II Oficina “Normas Sanitárias para Alimentação de Produção Artesanal, Familiar e Comunitária”. A oficina aconteceu, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Araguatins.

De acordo com a diretoria de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Seagro, a oficina tem como objetivo discutir sobre as normas sanitárias aplicadas no processo de regularização da agroindústria rural artesanal, de pequeno porte e familiar, dando se enfoque nos produtos de origem vegetal, principalmente a polpa de frutas, produtos alimentícios e derivados do coco babaçu.

Nestes dois dias, os agricultores familiares conheceram os procedimentos necessários para regularizar sua produção artesanal, e assim, ter acesso a novos mercados. “Esses procedimentos buscam orientar os pequenos produtores para agregar valor à produção artesanal de forma regularizada e, consequentemente dar oportunidade para geração e renda nas comunidades rurais”, disse a engenheira de Alimentos da Seagro, Kenia Lellis.

A engenheira disse ainda que, entre as principais demandas dos produtores estão: a necessidade de regularizar a produção da polpa de frutas de forma simplificada e acessível ao pequeno produtor, adequação e atendimento da legislação sanitária, para que o produtor possa comercializar no comércio local e regional e nos programas governamentais.

Na oficina participaram 11 municípios do Bico do Papagaio, produtores do Projeto de Assentamento União, Santa Helena II, Santa Cruz, Cooperativas, Associações, Sindicatos Rurais, extrativista, e entidades representantes: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Vigilância Sanitária Estadual (Visa), Visa dos municípios do Bico e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS