Facebook
29/10/2013 - 20h28m

Seagro e parceiros se reúnem para organizar "Tocantins Florestal"

Redação

Os integrantes do Grupo Gestor (GG) da seringueira se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 29, no gabinete da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) para organizar o evento “Tocantins Florestal”. Cerca de 500 pessoas, entre produtores, técnicos agrícolas e acadêmicos, são esperados para o evento entre os dias 19 e 21 de novembro, no Ahãdú Eventos, em Palmas. O encontro será realizado pela Seagro, Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Aretins – Associação dos Produtores de Florestas do Tocantins e parceiros. As inscrições podem ser feitas pelo Painel Florestal www.painelflorestal.com.br.

Ainda na reunião, o Diretor fez uma apresentação das ações da Secretaria com a implantação dos três polos de produção de seringueira no Estado. Em dois anos foram atendidos 2.500 produtores interessados na produção, seis dias de campo e 32 ‘Dias de Campo’.

Segundo o analista de crédito do Banco da Amazônia, Romilton Brito Paixão, nos últimos meses cresceram as movimentações financeiras para o plantio de seringueira. “Temos uma demanda muito grande, isso é resultado do trabalho que vocês estão desenvolvendo no Estado”, complementou. 

O Grupo Gestor é composto pela Seagro, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Superintendência Federal da Agricultura (SFA-TO), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação dos Criadores de Borracha de Goiás e Tocantins (Aprob). 

Painel

Na programação do ‘Painel Florestal’ consta uma vasta atividade para o incentivo da produção florestal no Tocantins. De acordo com o coordenador de Agroenergia da Seagro, Luiz Leal, o evento mostrará o papel do setor de florestas plantadas, como o plantio de seringueira que desponta como excelente fonte de renda para pequenos, médios e grandes produtores. “O que queremos é mostrar as oportunidades de geração de negócios para o produtor, e com isso, aproximá-los aos empresários compradores dos produtos”, enfatizou.

Leal disse ainda que o Tocantins Florestal mostrará o potencial do Tocantins, além de uma série de palestras sobre o plano estadual, política nacional, questões ambientais, plantio e comercialização dos produtos e os projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado.  

Convênio

Na ocasião será assinado um convênio no valor de R$ 1,5 milhão para o incentivo da produção de seringueira no Tocantins, sendo 70% do valor custeado pelo Sebrae e o restante contra partida do Governo do Estado. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS