Facebook
02/10/2013 - 17h00m

Seagro e Path firmam convênio para produção do arroz vitaminado

Redação

Rizicultores e agroindústrias do Tocantins poderão participar de capacitações para melhorar ainda mais a qualidade do arroz tocantinense. Isso será possível através da assinatura de um protocolo de intenções nesta quinta-feira, dia 03, às 10h30, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e a Path, organização internacional sem fins lucrativos, representada pelo coordenador do projeto, Sergio Segall. A assinatura acontecerá no Palácio Araguaia, em Palmas.

As Secretarias da Educação e Cultura (Seduc) e da Saúde (Sesau) também são partícipes nesta parceria, que segundo o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, irá beneficiar principalmente os mais de 230 mil estudantes da rede estadual de ensino, que terão o arroz vitaminado incluído na merenda escolar. “O rizicultor e as agroindústrias vão produzir um arroz com maior qualidade, sob a orientação dos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa. Melhorado, o grão será misturado a uma fórmula de micronutrientes que o transformará no arroz vitaminado”, explicou o secretário.

Com o convênio, o Tocantins será o primeiro estado brasileiro a incluir o arroz fortificado na merenda escolar, visando o combate à fome oculta e à desnutrição de micronutrientes, como ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Estima-se que 40% da população brasileira sofra com o problema. O projeto já foi executado em programas das cidades de Sobral (CE), Dourados (MS) e Vespasiano (MG) e também em outros países, como Colômbia, Costa Rica, Índia, Camboja, Burundi e Filipinas.

Caberá à Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, responsável por transferir a tecnologia do arroz fortificado no Brasil e em outros países, acompanhar todo o processo, indo desde a capacitação dos produtores de arroz ao acompanhamento dos resultados finais.

Arroz

Alimento básico para a maioria da população mundial, a fortificação do arroz é uma tecnologia recente. O arroz vitaminado é a junção de grãos feitos da farinha de arroz, vitaminas e minerais, com o arroz tradicional. A prática, repassada sem custo ao Brasil com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, fornece um terço das necessidades diárias de micronutrientes essenciais como ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

Path

Organização internacional sem fins lucrativos que cria soluções sustentáveis e culturalmente relevantes, permitindo que as comunidades, em todo o mundo, possa quebrar longos ciclos de má saúde.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS