Representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros, reuniram-se na tarde desta segunda-feira, dia 04, para fortalecer as ações do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono no Tocantins. As propostas foram debatidas na sala de reunião da Secretaria, entre os integrantes do grupo gestor no Estado.
Para o fortalecimento das ações no Tocantins, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), solicitou um levantamento das principais atividades que serão desenvolvidas para a implantação do Projeto de Recuperação de Pastagens Degradas na Amazônia (Pradam). As informações devem ser encaminhadas até a próxima quinta-feira, dia 7.
Dentre as exigências para a aprovação do projeto, o Ministério enviou alguns critérios a serem executados tais como: identificação dos produtores que serão beneficiados; promover discussão e disseminação de conceitos relacionados às tecnologias do Plano ABC e à recuperação; as formas associativistas (associações e cooperativas de produtores que existem no Estado); incentivos das linhas de crédito e inclusão das atividades de ATER-Assistência Técnica Rural como forma de capacitação continuada.
Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, João Gomes, a obtenção das informações é fundamental para a recuperação de áreas de produção e pastagens degradadas no bioma. “Portanto, é primordial que os representantes dos grupos gestores do Estado, colaborem com os dados necessários para a criação do projeto de maneira mais satisfatória possÃvel, visando o fortalecimento do Plano ABCâ€, informou.