ASSOCIAÇÕES COLETIVAS
A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) está orientando os agricultores familiares do Bico do Papagaio que fazem parte de Associações Coletivas, interessados nos processos de individualização e, ou, regularização de lotes e dÃÂvidas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), para que procurem a Superintendência da Agricultura Familiar, na sede da Seagro. O endereço: Avenida NS10, s/n, Quadra 112 Norte, Cep.77006166. Telefone para mais informações: (63) 3218-7607.
De acordo com o superintendente de Agricultura Familiar da Seagro, Carlos Antônio Martins, com a ação concluÃÂda o agricultor familiar terá seu lote e dÃÂvidas individualizados, podendo quitar seus débitos em dia, independentes de terceiros, visto que em associação coletiva o pagamento só pode ser realizado em conjunto e que quando um agricultor não paga todos ficam prejudicado.
Ainda de acordo com a Superintendência de Agricultura Familiar da Seagro, no Bico do Papagaio são 19 Associações Coletivas. Sendo; 1 no municÃÂpio de Aguiarnópolis, 1 em Ananás, 3 em Angico, 5 em Araguatins, 1 em Darcinópolis, 3 em Nazaré, 2 em Palmeiras do Tocantins, 2 em Riachinho e 1 em Sampaio. A instituição está realizando o processo de seis associações coletivas, que já entraram com pedido de individualização e, ou, regularização dos processos nas agências financeiras (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).
Para ter acesso aos benefÃÂcios a Associação Coletiva deve estar com compromissos de pagamentos em dia.
Processo de individualização
Assim como com os agricultores de várias comunidades, a Secretaria da Agricultura orientou também o processo de individualização e regularização de agricultores familiares da Associação Comunitária dos Pequenos Lavradores de Araguatins (Aclopa II), situada no municÃÂpio de Araguatins.ÂÂ