O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Banco da Amazônia, realizam nesta segunda e terça-feira, 17 e 18, uma capacitação técnica sobre a cultura da seringueira no Tocantins. O curso terá carga horária de 16 horas, e será realizado no auditório do Incra, em Palmas.
De acordo com o coordenador de Etanol da Seagro, Marcus André Ribeiro Correia, o projeto de capacitação será realizado em um módulo com objetivo de abordar os assuntos relacionados aos aspectos teóricos e práticos, sobre a atividade da heveicultura e a elaboração de projeto técnico. “Serão cerca de 50 técnicos de empresas privadas de extensão rural, ONG, empresas de planejamento e funcionários dos agentes financeirosâ€, adianta Correia.
Segundo o coordenador, o curso irá capacitar os técnicos na cultura da seringueira visando formar referências para prestar os serviços de assistência técnica e extensão rural de qualidade à agricultura familiar no Estado do Tocantins. “O cultivo da seringueira agrega elementos essenciais na utilização da mão de obra familiar. É uma cultura que apresenta múltiplas vantagens, especialmente na obtenção de produto com valor agregado e perspectiva de mercado extremamente favorável ao agronegócio. Uma estratégia de extrema importância para a fixação do homem no campo, bem como para o aumento das áreas de plantio no Estadoâ€, justifica.
Programação
17 de dezembro
8h – 8h30 - Inscrição, Distribuição de Material
8h30 – 9h - Abertura do Curso
9h – 9h30 - Plano ABC: Implantação e Ações no Estado do Tocantins - Antomio Humberto Simão; DPDAG/SFA-TO/Mapa
9h30 – 10h30 - Aspectos mercadológicos da cultura da seringueira.
M.Sc. Thiago Magalhães de Lázari (Professor da Faculdade Católica do Tocantins)
10h45 – 12h - Produção e comercialização de sementes e mudas de seringueira.
Eng. Agr. Carlos Gomes da Paixão Filho (Técnico da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário)
14h – 15h45 - Manejo do solo na implantação e condução da cultura da Seringueira.
Dr. Marcus André Ribeiro Correia (Engenheiro Agrônomo Doutor em Solos e Nutrição de Plantas e Coordenador de Etanol da Seagro)
16h – 17h30 - Linhas de crédito e metodologia de projetos.
Eng. Agr. Romilton Brito da Paixão (Analista técnico - Superintendência do Banco da Amazônia - TO)
17h30 – 18h - Rodada de Perguntas
18 de dezembro
8h – 8h30 - Abertura
8h30 – 10h - Comercialização e Manejo da sangria da Seringueira
José Aparecido de Oliveira Representante da empresa Polifer
9h45 – 11h - Rodada de perguntas
13h30 – 17h30 - Visita em viveiro de produção de mudas