PROJETO
O município é o primeiro do estado a finalizar o projeto.
A cidade de Araguaína, é conhecida como a Capital da Inovação no Tocantins. Tendo isto, o Sebrae em parceria com a prefeitura do município, realizou o mapeamento do Ecossistema Local de Inovação, com a ideia de expor o nível de maturidade deste ecossistema, os pontos fortes dos atores envolvidos, as potencialidades e oportunidades locais. O Workshop da Inovação ocorrerá nesta quinta-feira, 18, das 8 às 18 horas, no espaço de eventos do restaurante Via Filadélfia. O evento é direcionado para convidados.
O Workshop tem como objetivo a construção do plano de ações para a implantação de uma rede de relacionamento local, com estratégias para a atuação dos diferentes atores no ecossistema, por meio de projetos e atividades a serem desenvolvidos pautados na inovação em prol do desenvolvimento econômico e social. Trata-se de uma ação do Programa cidade Empreendedora, formada por empresas, universidades, startups, hubs de inovação, instituições governamentais e órgãos públicos.
De acordo com o coordenador de Ecossistema de Inovação do Sebrae, Rogério Maracaípe, durante o período de mapeamento, os atores receberam a visita de uma consultora, onde foi feita análise de cada um. “Todos obtiveram pontuações em seis vertentes, onde foi aplicada a metodologia de mapeamento da Fundação Certi. No Workshop serão apresentados os resultados e em cima disso, iremos traçar ações para aumentar o nível de maturidade do ecossistema local”, destaca.
Maryellen Araújo, analista técnica do Sebrae, explica que com a entrega dos dados mapeados, as atividades relacionadas à inovação em Araguaína, serão mais efetivas e bem direcionadas. “Iremos descobrir qual a vocação da cidade e todas as ações posteriores a isto, serão baseados em dados e pesquisas. É um trabalho tão rico e promissor, que já está sendo implantado em outras cidades do estado”, pontua.
Segundo Fabiano de Souza, secretário da Fazenda, ciência, tecnologia e inovação de Araguaína, o papel do governo é proporcionar um padrão de vida elevado e ascendente ao cidadão. O ecossistema diminuirá os custos de transação das empresas e multiplicará ações que fortaleçam o empreendedorismo local, consolidando uma cultura de inovação que torne a economia de Araguaína ainda mais competitiva. “Com essa rede, vamos seguir reforçando a desburocratização e a modernização da gestão, fato que contribui para a geração de emprego e renda”, frisou.