DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO
Com repasse pelo Departamento Penitenciário Nacional, os carros foram pensados para o atendimento às especificidades de custodiadas.
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou nesta quinta-feira, 11, a entrega de quatro veículos doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com o intuito de fortalecer as Políticas de Atenção às mulheres privadas de liberdade do Tocantins. Os carros foram entregues pelo secretário da Pasta, Deusiano Amorim, às unidades penais femininas (UPF’s) de Ananás, Palmas e Talismã.
A entrega ocorreu na sede da Secretaria e também contou com a presença do secretário executivo da Seciju, Gilson Silva, do superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, da gerente de Assistência e Saúde ao Preso, Sandra Veloso, do chefe do Setor de Transportes, Reivaldo Ferreira, do diretor de Planejamento e Convênio, Evando de Amorim, bem como as chefes das respectivas unidades penais femininas, servidores e policiais penais.
Durante o evento, o secretário Deusiano Amorim enfatizou o empenho da Pasta para prestar todo atendimento necessário às custodiadas. “Com o fortalecimento da parceria com o Depen, estamos aperfeiçoando ainda mais a execução da pena nas unidades femininas com foco nas especificidades do atendimento às mulheres em cárcere. A entrega dos veículos hoje vem para fortalecer as assistências previstas em lei, a segurança e a garantia de direitos destas mulheres”, explicou o gestor.
Veículos entregues
Ao todo, cinco carros adaptados com bebê conforto fazem parte da doação realizada pelo Depen à Seciju para o Sistema Penal, sendo que o primeiro veículo foi entregue em novembro de 2021 à UPF de Miranorte.
A chefe da UPF de Ananás e policial penal, Danuza Rodrigues, destacou de que forma o veículo recebido pode contribuir com o atendimento às custodiadas. “Essa aquisição valoriza ainda mais a política voltada ao cárcere feminino que tem suas particularidades. Por ser um carro diferenciado e específico para mulher vai trazer mais conforto, humanização e facilitar as demandas da Unidade”, pontuou.