INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Participaram do curso conselheiros tutelares dos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Carrasco Bonito, Sampaio, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo.
Com a finalidade de fortalecer as ações de proteção às crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, uma capacitação para conselheiros tutelares representantes de nove municípios biquenses sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), no câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Araguatins.
O curso está sendo promovido pela Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que desde 2021 já ofertou o treinamento para representantes de 70 municípios do Tocantins que estão aptos a utilizarem o Sistema.
O Sipia é um sistema on-line com informações e dados coletados a nível nacional, integrado à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) voltado para conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, gestores e técnicos de políticas públicas, atores do sistema de justiça, dentre outros relacionados à garantia, promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
“A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo, resultando em desigualdades sociais, questões culturais e históricas, e seu enfrentamento implica em comprometimento dos governos e da sociedade. No Brasil, ainda existe muita subnotificação, o que se faz necessário conhecer mais sobre estas ocorrências, os autores, idades, tipos de violência praticados contra crianças e adolescentes, locais de ocorrência, dentre outros, por isso a necessidade desse sistema”, explicou o coordenador técnico estadual do Sipia, Marcos Queiroz.
O conselheiro tutelar do município de Sítio Novo, William Almeida, pontuou que "é um motivo de satisfação participar desta formação que traz sobre o uso dessa ferramenta que irá facilitar o nosso trabalho".
Curso
A plataforma conta com uma rede de coordenadores técnicos estaduais para sua implantação, sendo que no Tocantins é administrado pela Seciju para treinar os conselheiros tutelares possibilitando o registro de atendimentos, denúncias e informações sobre a pauta da criança e do adolescente.
Participaram do curso conselheiros tutelares dos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Sampaio, São Miguel do Tocantins, São Sebastião e Sítio Novo.