Facebook
15/12/2022 - 09h26m

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Seciju promove curso sobre Sipia para conselheiros tutelares de nove municípios do Bico

Redação

Participaram do curso conselheiros tutelares dos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Carrasco Bonito, Sampaio, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo.

O Sistema de Informação para Infância e Adolescência disponibiliza dados nacionais que visam fortalecer o trabalho de conselheiros tutelares

Com a finalidade de fortalecer as ações de proteção às crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, uma capacitação para conselheiros tutelares representantes de nove municípios biquenses sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), no câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Araguatins.

O curso está sendo promovido pela Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que desde 2021 já ofertou o treinamento para representantes de 70 municípios do Tocantins que estão aptos a utilizarem o Sistema.

O Sipia é um sistema on-line com informações e dados coletados a nível nacional, integrado à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) voltado para conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, gestores e técnicos de políticas públicas, atores do sistema de justiça, dentre outros relacionados à garantia, promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo, resultando em desigualdades sociais, questões culturais e históricas, e seu enfrentamento implica em comprometimento dos governos e da sociedade. No Brasil, ainda existe muita subnotificação, o que se faz necessário conhecer mais sobre estas ocorrências, os autores, idades, tipos de violência praticados contra crianças e adolescentes, locais de ocorrência, dentre outros, por isso a necessidade desse sistema”, explicou o coordenador técnico estadual do Sipia, Marcos Queiroz.

O conselheiro tutelar do município de Sítio Novo, William Almeida, pontuou que "é um motivo de satisfação participar desta formação que traz sobre o uso dessa ferramenta que irá facilitar o nosso trabalho".

Curso

A plataforma conta com uma rede de coordenadores técnicos estaduais para sua implantação, sendo que no Tocantins é administrado pela Seciju para treinar os conselheiros tutelares possibilitando o registro de atendimentos, denúncias e informações sobre a pauta da criança e do adolescente.

Participaram do curso conselheiros tutelares dos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Sampaio, São Miguel do Tocantins, São Sebastião e Sítio Novo. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS