BARRA DA GROTA
Com formação profissional de 210h/aula, do Bico do Papagaio a turma conta com duas pessoas privadas de liberdade da unidade penal de Araguatins, uma de Augustinópolis e uma de Tocantinópolis.
Em busca da reinserção social por meio da profissionalização pessoas em cumprimento de pena, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou na quinta-feira, 11, a aula inaugural do curso de construção civil (pedreiro, eletricista e instalador hidráulico) na Unidade de Tratamento Penal de Barra da Grota para 27 custodiados.
Ao todo, participam do curso 27 custodiados das unidades penais de Gurupi, Araguaína, Palmeirópolis, Colinas, Formoso do Araguaia, Araguatins, Arraias, Colméia, Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Tocantinópolis, Paraíso, Augustinópolis e Barrolândia.
O curso tem duração de 210h/ aula, sendo 60h de aulas teóricas e 150h práticas com conhecimentos sobre a área técnica, além de disciplinas de empreendedorismo, educação financeira e inteligência emocional. Conforme ressalta a gerente de Educação, Trabalho e Renda da Seciju, Renata Duarte, o curso encerra o calendário de ações voltadas para a capacitação dos custodiados no ano de 2021.
“Será o último curso promovido pela Gerência neste ano e estamos muito felizes pois foi um ano de execução, o que demanda equipe, vontade, uma série de apoios. Estamos dentro do cronograma, conseguindo executar o recurso público e alcançando nosso objetivo dentro da política penal. Essa evolução do Sistema penal do Tocantins mostra que as boas práticas são notórias e isso se desdobra na melhoria do atendimento à população carcerária, desenvolvendo não só a infraestrutura, mas também toda a parte de projetos de educação, trabalho e renda”, disse.
Segundo o chefe da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, Paulo Freitas, oportunizar a profissionalização a pessoas privadas é um dos mecanismos para garantir a reintegração social. “A expectativa que temos ao promover esse curso na Unidade abrange tanto a nossa alegria de ter essa capacitação, tendo em vista que estamos executando a Lei de Execução Penal, trazendo conhecimento e aplicando aos custodiados. Com esse curso também conseguimos deixar uma obra feita aqui na Unidade, com mão de obra de custodiados qualificados no curso, trazendo mudanças estruturais necessárias para a segurança do estabelecimento penal. Além disso, com o conhecimento buscamos profissionalizar os custodiados para que eles possam sair melhores do que chegaram, com uma profissão e condições de ter oportunidades de trabalho”, ressaltou.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Poder Legislativo Municipal, Guarda Metropolitana, 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, equipe da Escola da Unidade Sonho de Liberdade e empresários.