A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, recebeu na tarde desta terça-feira, 4, indÃgenas da etnia Xerente. A reunião realizada na sede da Secretaria, em Palmas, contou com a participação da subsecretária de Educação Básica da Seduc, Jucylene Borba, e de técnicos da Secretaria na área de educação indÃgena.
“Nossa intenção é manter essa relação de parceira com os indÃgenas, garantindo profissionais qualificados, estrutura fÃsica adequada, merenda escolar e todo o apoio necessárioâ€, disse a secretária Adriana.
Ivan Xerente, da Aldeia Mirassol, no municÃpio de TocantÃnia, a 75 Km da Capital, demonstrou entusiasmo após a reunião e disse que o objetivo de estarem na Seduc é manter a boa relação entre Secretaria e os indÃgenas. “A secretária Adriana conhece não só a realidade do branco, mas também do Ãndio. Tenho certeza que vai garantir muita coisa boa para o nosso povoâ€, avaliou.
Adriana Aguiar disse aos indÃgenas que espera a colaboração deles para que a atuação da Secretaria seja próxima das pessoas, tendo os lÃderes indÃgenas como agentes para a promoção da educação de qualidade em suas comunidades.
Participaram da reunião indÃgenas das aldeias Zé Brito, Mirassol Velha, Brupé e Santo Antônio, todas no municÃpio de TocantÃnia. Conforme dados da Diretoria de Educação IndÃgena da Seduc, em todo o Tocantins há 91 escolas indÃgenas que atendem cerca de 5,6 mil estudantes de diversas etnias.