As experiências de sucesso do Tocantins na Educação de Tempo Integral serão apresentadas pelo secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, no II Seminário Nacional de Educação Integral, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, na capital do Rio de Janeiro.
O evento busca promover o debate sobre a escola pública de educação integral em tempo integral, colaborando para a divulgação do tema. Os eixos temáticos contemplados pelo seminário serão: História da educação integral, Práticas em educação integral e PolÃticas em educação integral.
Na programação, estão previstas palestras, apresentação de pesquisas e relatos de experiências. O seminário resulta de uma parceria entre a Unirio - Universidade do Rio de Janeiro, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e da UFPR - Universidade Federal do Paraná.
No Tocantins
A rede estadual de ensino do Tocantins conta, hoje, com 41 ETIs - Escolas de Tempo Integral e aproximadamente 13 mil alunos matriculados nestas unidades de ensino. Destas, seis são escola rurais e atendem a 1.275 educandos.
Há, ainda, os programas "Mais Educação" e "Pioneiros Mirins", que expandem ainda mais o número de estudantes contemplados com a educação de tempo integral. No "Mais Educação", o Estado conta com 306 escolas que implementam o Programa, atendendo a 43.286 alunos. Já pelo "Pioneiros Mirins", 24.493 estudantes são beneficiados, nas escolas estaduais regulares e de tempo integral, como também em unidades de ensino municipais de todo o Tocantins, a partir de convênios e parcerias.
Além das ETIs já existentes, o Estado possui, ainda, 60 unidades escolares com potencialidade para a implantação da modalidade de integralidade do ensino. Para 2013, a intenção do Governo Estadual é ampliar ainda mais o número de alunos contemplados pela modalidade de ensino.