O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, representa o governador Siqueira Campos no Encontro Anual do GCF - Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, que inicia nesta terça-feira, 25, em San Critóbal de las Casas, municÃpio do estado de Chiápas, no México. Durante o encontro, que segue até o dia 28, sexta-feira, será votada a candidatura do Estado do Tocantins como membro efetivo do GCF.
A aprovação do Tocantins no GCF significará avanços para implementação do mecanismo de REDD+, que corresponde à redução de emissão de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal, manejo sustentável das florestas e conservação dos estoques de carbono. Isso porque, conforme o secretário Divaldo Rezende, o Governo está optando por implementar a PolÃtica Estadual de Serviços Ambientais, que visa remunerar justamente as iniciativas que preservem os estoques de carbono, promovam a manutenção das florestas e a conservação da água e da biodiversidade.
A PolÃtica Estadual de Serviços Ambientais ainda está em fase de discussão. Conforme o secretário, as experiências dos outros estados que integram o GCF servirão de base para a definição dos instrumentos dessa polÃtica no Tocantins. “Enquanto nós estamos na fase de elaboração, estados como o Acre, o Amazonas e o Mato Grosso, que fazem parte do GCF, já começaram a operar as polÃticas de clima e florestas. Então nós temos nesses estados uma base jurÃdica e prática de como proceder aqui no Tocantinsâ€, explicou.
GCF
O GCF – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas foi lançado em 2008 pelo governador da Califórnia, EUA, e mais oito governadores empenhados em criar polÃticas e programas para o desenvolvimento rural aliado com a preservação das florestas, por meio das polÃticas de REDD+. Atualmente o Grupo congrega 17 estados e provÃncias de seis nações: Brasil, México, Peru, Indonésia, Nigéria e Estados Unidos da América.