TOCANTINS
Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 03, na sede da Secretaria de Estado da Saúde.
Debater o funcionamento da rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são acolhidos nas unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual e o retorno das cirurgias eletivas. Estes foram alguns dos objetivos da primeira reunião entre os gestores dos hospitais e o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 03, na Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em sua primeira reunião com os diretores Afonso Piva também fez questão de destacar o "gabinete porta aberta" a todos os gestores. “Trabalharemos em conjunto e podem aguardar que visitarei todos os hospitais, como fiz a alguns no feriado prolongado, para verificar a situação de cada um e suas necessidades”, disse.
O secretário solicitou a todos os diretores, principalmente das unidades de pequeno porte, que priorizem os atendimentos básicos que chegarem às unidades e evitem transferências desnecessárias. “É importante que haja uma comunicação entre vocês, para que não seja preciso a locomoção e exposição do paciente à riscos. Com isso também evitamos a superlotação das unidades maiores, como o Hospital Geral de Palmas, o Hospital Regional de Araguaína e o Hospital Regional de Gurupi”, pontuou o gestor.
Os diretores expuseram ao secretário a necessidade de ajustes junto aos municípios com relação a agilizar os exames necessários aos pacientes que precisarão ser atendidos com as eletivas. "É importante este alinhamento, para quando os pacientes chegarem, já estejam com a documentação e exames necessários. Dessa forma, o paciente já sai do hospital com a data do procedimento agendada”, destacou a diretora geral do Hospital Regional de Gurupi, Cristiane Uchoa.
Eletivas
Os procedimentos eletivos nas unidades geridas pelo Executivo Estadual teve retorno no dia 01/01/2021 e todos os hospitais já estão trabalhando para a realização dos atendimentos que beneficiarão mais de 5 mil pacientes que aguardam em fila. Após o retorno já foram realizados 298 procedimentos.