SAÚDE
Objetivos são ouvir as demandas de servidores e da população atendida na unidade em funcionamento e verificar as necessidades para a entrega do novo hospital.
Os secretários de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana e Luciano Lima Costa visitaram o Hospital Regional de Gurupi (HRG) e as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG), nesse domingo, 7. Os gestores ouviram as demandas de servidores e população atendida na unidade em funcionamento e verificaram as necessidades para a entrega do novo hospital, que deve ser entregue ainda este ano.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que também estava acompanhado dos deputados estaduais Eduardo Fortes e Gutierres Torquato e do diretor geral do HRG, Fernando Mota, “a visita faz parte da rotina que adotamos, de domingo a domingo, com idas às unidades hospitalares, para que tenhamos a prestação dos serviços de saúde com a qualidade que a população tocantinense merece. Aqui pudemos ouvir as equipes, alinhar algumas ações com a direção do hospital para que os usuários do Sistema Único de Saúde tenham um acolhimento cada vez mais humanizado e eficaz”, afirmou.
Sobre o HGG, o gestor destacou que “já está marcado para este mês o processo licitatório para finalização da primeira etapa, que precisou ser readequada a parte elétrica, para que ele passe a funcionar ainda este ano, com a transferência de parte do HRG. A conclusão do HGG é uma das prioridades estabelecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e estamos trabalhando para isso”, pontuou o secretário.
Vale destacar que enquanto a entrega do HGG isso não ocorre, a população da região sul do Estado segue assistida pelos hospitais regionais de Gurupi, Alvorada e Araguaçú, além das demais unidades hospitalares que compõem a rede assistencial de gestão estadual.
O HGG
Em 2020, a obra chegou a ter 20 leitos em funcionamento, inclusive de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, de forma provisória, sem as especificidades dos demais serviços de saúde. A estrutura apresentou necessidade de adequações, as quais foram estudadas pela equipe da Diretoria de Arquitetura e Engenharia dos Estabelecimentos de Saúde (DAEE/SES-TO), com apoio dos técnicos da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (AGETO), a fim de evitar problemas no funcionamento, os quais possam refletir na população atendida.
Quando estiver totalmente concluído, o Hospital Geral de Gurupi contará com blocos do pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório e administrativo, rampa, passarela, escada, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A obra terá capacidade total de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.