ARRANJO PRODUTIVO LOCAL
Foram assinados na manhâ desta quinta-feira, 10, no Espaço Empresarial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), o Acordo de Colaboração Técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), com o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do coco Babaçu da região do Bico do Papagaio.
Pelo acordo, o CEULP/ ULBRA realizará a elaboração do plano de marketing dos produtos derivados das diversas partes do coco babaçu. A partir desse plano, a idéia é que a instituição desenvolva uma estratégia de acesso a novos mercados com uma identidade visual dos produtos, que contemplem toda parte de material promocional.
Na ocaisão, também foi celebrado um acordo de colaboração técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para desenvolvimento estudos e pesquisas para explorar as potencialides do uso e aplicação do coco babaçu e seus derivados.
De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcandes Martins, as conjuções de esforços das instituições envolvidas vai possibilitar a melhoria do processo de produção de novos produtos e valorizaçao da atividade no Estado.
O coco babaçu pode ser utilizado como alimento para consumo humano, ração animal, cosméticos, fármacos, produção de biocombustÃvel e bioenergia, entre outros.
Durante o evento foi apresentado ainda a sugestão da nova identidade visual do óleo de coco babaçu que será utiliza nos produtos para comercialização.
Para o presidente da Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Tocantins (COME-SOL) Carleon Silva, a parceria entre as instituições vai garantir a melhora de conhecimentos, da produção, rotulagem, documentação, além da organização da atividade dos cooperados.