O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, anuncia nesta quinta-feira, 27, uma nova proposta de carga horária para professores. O assunto será abordado durante reunião de trabalho no auditório do Palácio Araguaia, às 8h, com a participação de servidores da Seduc - Secretaria Estadual da Educação e dos diretores Regionais de Ensino.
Atividades do Plano Estadual do Livro e da Leitura, dos programas Pronatec e Tocantins Conectado também serão discutidos.
A intenção do Governo do Estado é que as atuais 32 aulas semanais de 50 minutos sejam reduzidas para 24 aulas de 60 minutos por semana. A proposta apresenta ainda uma ampliação no tempo destinado às atividades de planejamento. Se aprovada, os professores passarão a ter 40% da carga horária para planejar, sendo que 20% (8h) serão cumpridas na escola e a outra metade do tempo em atividade de livre docência.
Esta é mais uma ação do Governo visando a melhoria da educação pública no Tocantins. Dentre as ações que vêm beneficiado alunos e professores está a mudança no Calendário Escolar. Em 2011, o ano letivo que antes iniciava em meados de janeiro e encerrava próximo ao Natal, passou a ter inÃcio em fevereiro e término na primeira quinzena de dezembro.
A redução da jornada de trabalho no ensino noturno tem contribuÃdo significativamente para os avanços na educação pública tocantinense. A partir deste ano, o perÃodo noturno nas escolas da rede estadual passou a ser compreendido entre 19h e 22h, uma hora a menos na carga horária do educador sem prejuÃzo para os alunos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) além da mudança no horário, os estudantes frenquentam a escola quatro dias por semana e no quinto participam de atividades à distancia. Estas iniciativas apontam, inclusive, uma redução nos Ãndices de abandono escolar noturno.