E EM MAIS 10 POLOS
Seduc e Unitins firmam convênio para continuidade do Programa TO Graduado em Sítio Novo e em mais 10 polos do estado.
O secretário de estado da Educação, Fábio Vaz, e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, assinaram, nesta quarta-feira, 28, convênio para a continuidade do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado). A iniciativa busca ampliar a oferta de cursos de nível superior na modalidade de ensino híbrido e modular no Tocantins.
Com o programa TO Graduado, o Governo do Tocantins implantou, em 2022, 11 Unidades Educacionais Tecnológicas, em escolas estaduais, onde são ofertados cursos de bases tecnológicas: Gestão pública, Agronegócios, Gestão de Mídias e Redes Digitais, Gestão em Turismo e Análise e Desenvolvimento de Software. Os cursos têm duração de dois anos e meio e a seleção é feita por meio de vestibular da Unitins.
Para a execução do programa, a Seduc disponibiliza a estrutura física das escolas estaduais, com a liberação de salas de aula, sala administrativa e espaço para laboratório de informática. O laboratório equipado pela Unitins é de uso compartilhado: no período noturno atende os cursistas da Unitins e no diurno, os estudantes da escola.
“Por meio da Seduc o Estado disponibiliza a estrutura das escolas no contraturno e otimiza o acesso ao ensino superior com os cursos ofertados pela Unitins. Essa ação integrada busca reduzir as desigualdades e assegurar o ingresso na universidade em todo o território do Tocantins”, enfatizou Fábio Vaz.
Os cursos são institucionalizados e centralizados no Câmpus Palmas e descentralizados em Unidades Educacionais Tecnológicas distribuídas nos municípios do Estado: Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.
“Temos recebido um feedback muito bom das escolas e dos estudantes que estão utilizando os laboratórios que possuem equipamentos modernos e internet de fibra ótica. Além disso, a Unitins também disponibilizará para cada escola recurso mensal no valor de R$ 2 mil para custeio”, anunciou Augusto Rezende.