A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá concluir entre os meses de agosto e setembro, mais uma etapa da Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os cursos de formação, para os alfabetizadores estão sendo realizados nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Tocantinópolis, AraguaÃna, Gurupi, Palmas, Pedro Afonso e Porto Nacional. Ao todo, 143 profissionais voluntários atenderão a uma demanda de três mil estudantes, com mais de 15 anos, que estão fora da escola e retornarão à s salas de aula.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Elizete Viana Paixão, a capacitação dos voluntários é importante para o reconhecimento da realidade local de cada municÃpio. “Como o trabalho é realizado por alfabetizadores voluntários, há necessidade de um acompanhamento constante onde é possÃvel identificar as demandas de cada regiãoâ€, disse.
Segundo a coordenadora de turma e alfabetizadora do povoado de Alto Lindo, no municÃpio de Goiatins, Neuzimar Quixabera, o trabalho de alfabetização é enriquecedor. “A troca entre aluno e professor é muito linda. A troca de saberes é constanteâ€, disse.
Brasil Alfabetizado
O Brasil Alfabetizado é uma porta de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Um dos objetivos do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
Para realizar a adesão ao PBA, os interessados devem acessar o Sistema Brasil Alfabetizado (SBA) por meio do endereço eletrônico http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br.