EDUCAÇÃO
Atividades integram semana de acolhimento educacional dos estudantes.
A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Assessoria de Apoio aos Municípios (Asmet), realizou na última sexta-feira, 20, reunião técnica pedagógica para alinhamento da Semana Zero 2023. A prática presente nos colégios militares e escolas cívico-militares do Tocantins, neste ano, acontecerá integrada ao acolhimento educacional dos estudantes. O objetivo da reunião é orientar a elaboração do plano de ações e compartilhar boas práticas para o início do ano letivo.
Com foco nas atividades educativas, as orientações para o planejamento da Semana Zero 2023 contou com a colaboração da Superintendência da Educação Básica. Na oportunidade, foram apresentadas sugestões de pautas integrando as temáticas relacionadas à metodologia militar, com as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Tocantins (DCT).
Participaram da reunião online 79 líderes escolares e representantes das equipes militares que atuam nas 37 instituições educativas vinculadas à Rede Estadual de Ensino. Foram abordados temas importantes como o período de adaptação dos estudantes, práticas pedagógicas e os meios de socialização entre família, escola e comunidade.
Segundo a assessora da Asmet, Solange Lucena Xavier “o plano de integração para realização da Semana Zero em 2023 está integrada a proposta da Seduc em estimular os diretores na mobilização dos estudantes para participarem das ações realizadas na primeira semana letiva”, destacou.
As equipes diretivas dos colégios militares e cívico-militares encaminharão o Plano da Semana Zero para as respectivas Diretorias Regionais de Educação até o dia 30 de janeiro de 2023.