Cerca de 180 orientadores tocantinenses do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) participam, de 2 a 4 de dezembro, da última etapa da formação continuada ofertada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). A abertura do evento está prevista para as 8h no auditório do Quartel do Comando Geral da PolÃcia Militar, em Palmas.
A formação Continuada de Professores Alfabetizadores se caracteriza em um curso presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por orientadores de estudo.
“Este é o encerramento da formação de lÃngua portuguesa, que foi ofertada a 36 orientadores da rede estadual e a 145 da municipal, sendo que todas as cidades estão sendo beneficiadas. Este seminário de socialização de experiências encerra o primeiro ciclo e em 2014 será realizada a formação de matemáticaâ€, explica a coordenadora estadual do Pacto, Cristiane Ribeiro de Lima.
O Pacto é compromisso formal assumido pelos governos nas esferas federal, estadual e municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental. As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para alfabetização e letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
O governo do Tocantins tem ainda a missão de apoiar os municÃpios que tenham aderido à s ações do Pacto, para sua efetiva implementação.