COOPERAÇÃO
Secretários e prefeitos dos municípios de Ananás, Riachinho, Luzinópolis, Nazaré, Angico e São Bento do Tocantins se reuniram nesta segunda-feira, 25, para discutir sobre proposta de instituição de um Consórcio Intermunicipal de Saúde na região do Bico do Papagaio.
A proposta de criação do consórcio municipal deliberada entre os gestores presentes na reunião realizada em Ananás demonstrou que a entidade deverá ser autônoma, com personalidade jurídica e dotada do poder de “desafogar os serviços públicos de saúde nos municípios”. O prefeito anfitrião, Valber Saraiva (PSDC), ao finalizar o encontro, disse estar confiante na criação para entidade.
Segundo a prefeitura, a equipe da Secretaria Executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Araguaia-Tocantins (CISAT) realizou esclarecimentos acerca dos avanços e desafios para a criação da entidade, elencando os benefícios que a criação do órgão trará para os municípios , bem como as facilidades para o acesso aos serviços especializados de saúde que são as grandes necessidades dos municípios.
“As atividades realizadas pelo grupo são para construção de propostas deliberativas para o desenvolvimento da saúde na região”, disse o vice-prefeito de Ananás, Francisco Leite (SD), presente na região. Com a criação do consórcio os custos dos serviços de saúde serão minimizados e as especialidades poderão ser mais acessíveis ao público geral, defende. (Com informações da Prefeitura de Axixá)