Como parte das ações da Semana Nacional da Juventude, a Sejuv – Secretaria Estadual da Juventude realizará entre os dias 05 e 12 de agosto pesquisas com os jovens de Palmas. O trabalho faz parte do projeto Ouvir para Agir, que tem o intuito de buscar informações sobre os anseios da juventude tocantinense para formulação de dados reais e com base nas informações desenvolver polÃticas públicas direcionadas à s necessidades atuais.
Segundo a diretora de Inclusão e Reinserção de Jovens da Sejuv, Sabrina Hastenreiter, a primeira fase do projeto será voltada para a realização de um diagnóstico sobre o perfil do jovem tocantinense. “Queremos saber quais são seus anseios e perspectivas de vida. Dessa forma, iremos buscar formas de atender essas pretensões através de polÃticas públicas no âmbito educacional, cultural, social e profissional.â€, afirma Hastenreiter.
A priori, a pesquisa será realizada em colégios e universidades de Palmas, com jovens de 15 a 29 anos. Com os questionários, será possÃvel conhecer a visão do jovem em relação à s polÃticas públicas, perspectiva e planejamento de futuro, atrativos sócios culturais, satisfação do jovem em relação à sua realidade e principais anseios de vida. Posteriormente os dados serão tabulados e analisados qualitativamente e quantitativamente, e serão fundamentais para subsidiar a implantação de novas ações voltadas para a juventude tocantinense.
O Projeto Ouvir para Agir faz parte do plano de ação da Secretária da Juventude em função da implantação do Estatuto da Juventude – Lei -12852/2013, que trouxe várias determinações para que os jovens tenham seus direitos assegurados, responsabilizando o Estado brasileiro pela promoção de todos eles.