FEIRA 2020
Estão disponíveis na plataforma da Agrotins 2020 100% Digital (www.agrotins.to.gov.br) até o próximo dia 26 de junho todas as palestras, cursos e oficinas realizadas durante a Feira. Entre as palestras destaque para a que fala sobre o Selo Arte, que teve seu decreto regulamentado pelo presidente Jair Bolsonaro e que permite a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como queijos, mel e embutidos.
A palestra é realizada pelo doutor André Brugnara, que é coordenador geral de Produção Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Mapa), e aborda a legislação sobre a fabricação de produtos de origem animal (queijos, embutidos, mel e pescados) de forma artesanal, Lei nº 13.680 de 14 de junho de 2018. A palestra pode ser acessada no enderenço https://agrotins.to.gov.br/programacao/k:selo+arte.
“São mais de 160 palestras com informações importantes sobre o setor do agro”, destacou a gerente de Fomento à Agricultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), Verônica França, relembrando que o acesso a todos os conteúdos é gratuito.
Selo Arte do Tocantins
Ainda no mês de junho será publicada uma legislação estadual para operacionalização da lei federal em todo o Tocantins. “Uma verdadeira conquista, construída pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins [Adapec]”, acrescentou Verônica França.
O Tocantins possui cerca de 40 produtores de queijos artesanais com selo de inspeção regularmente cadastrados em um serviço de inspeção. Cerca de 16 municípios são os principais produtores, porém com comercialização somente municipal.
“Esse selo garante ao consumidor a certeza de um produto seguro, além de saboroso, pois no processo de produção artesanal o produto tem que ser raiz, receita original, obedecendo aos critérios de qualidade. Os produtores artesanais vão passar também a poder acessar novos mercados e aumentar sua renda”, finalizou a gerente de fomento da Seagro.