A Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável representou o Governador Siqueira Campos na reunião técnica do GCF-Brasil – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, que aconteceu em BrasÃlia nos dias 20 e 21 de agosto. No encontro foram debatidas propostas de gestão do Fundo do Grupo, criado para apoiar os estados na implementação de polÃticas públicas de conservação da floresta, biodiversidade e mudanças climáticas.
Para a diretora geral de Fundos Ambientais e Captação de Recursos da Semades, Ana Raquel Agra, a participação do Tocantins, mesmo na condição de observador, foi importante para marcar o interesse do Estado em se tornar membro efetivo do GCF. “O Governador Siqueira Campos já solicitou ao comissariado do GCF a inclusão do Tocantins no grupoâ€, revelou.
Atualmente os representantes brasileiros efetivos no Grupo são os estados do Amapá, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Pará. No encontro anual do GCF, previsto para acontecer em setembro, no México, será votada a candidatura do Tocantins a membro efetivo do Grupo.
De acordo com Ana Raquel, a participação do Tocantins é estratégica para o desenvolvimento das polÃticas estaduais na área de mudanças climáticas e serviços ambientais. “Nós seremos beneficiados com os avanços já conseguidos nos outros estados e ainda teremos oportunidade de gerar capacitação para implementar os mecanismos do REDD (Redução de Emissões por desmatamento e degradação florestal)â€, apontou.
GCF
O GCF – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas foi lançado em 2008 pelo governador da Califórnia e mais oito governadores interessados em criar polÃticas e programas que apontem caminhos reais para o desenvolvimento rural que preserve a floresta, através das polÃticas de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, manejo florestal sustentável e conservação de estoques de carbono (REDD+). Atualmente o Grupo congrega 17 estados e provÃncias de seis nações: Brasil, México, Peru, Indonésia, Nigéria e Estados Unidos da América.