A Secretaria da Saúde de Palmas entrega à comunidade a Academia ao Ar Livre da Quadra 1203 Sul, nesta quarta-feira, 15 de agosto, às 17 horas, na praça Central da referida quadra. A inauguração contará com a presença do prefeito Raul Filho, do secretário da Saúde, Samuel Bonilha, de representantes de segmentos organizados da sociedade e população.
A academia tem como objetivo incentivar trabalhadores, idosos, e comunidade em geral, a praticarem exercÃcios e melhorar a qualidade de vida. “Essa é a quinta academia que entregamos à população para incentivar a prática regular de atividade fÃsica, para prevenir doenças e melhorar a auto-estima dos usuários do SUSâ€, explica Samuel Bonilha, gestor da pasta.
A Academia ao Ar Livre é composta por 10 equipamentos de baixo impacto fÃsico, de fácil utilização, para prática de exercÃcios de leve intensidade, como: remada sentada, alongadores, simulador de caminhada e outros. Além desta, outras quatro academias já estão instaladas nas quadras 303 Norte, 108 Sul e 906 Sul e no Jardim Aureny III.
Destaque
Pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde (MS), divulgada este ano, aponta Palmas como a capital com o menor Ãndice de pessoas adultas com excesso de peso (37%). Palmas está entre as quatro primeiras capitais brasileiras com o maior percentual de pessoas adultas praticando atividade fÃsica regularmente (34%).
Segundo a fisioterapeuta Tiemi Kojo, responsável pela Ãrea Técnica de Promoção da Saúde da Semus, os Ãndices positivos também são reflexo do incentivo dado à s comunidades beneficiadas com as academias já instaladas desde 2010.
Para a coordenadora de doenças não-trasmissÃveis, PatrÃcia Nomellini, o principal objetivo do projeto de instalação de academias ao ar livre nas quadras da Capital é diminuir as chances da população de desenvolver fatores de risco para doenças crônicas, que associados ao sedentarismo, predispõem a população ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão arterial e à obesidade, a doença do século XXI, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS).