Facebook
18/12/2013 - 13h17m

Senador João Ribeiro morre no Hospital Sírio Libanês na manhã desta quarta

Redação

O senador João Ribeiro faleceu na manhã desta quarta-feira, 18, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar.

A notícia foi dada pelo deputado estadual Osires Damaso em pronunciamento na Assembleia Legislativa durante sessão nesta manhã, que foi encerada logo em seguida.

A assessoria do Hospital Sírio Libanês disse que está levantando as informações com a equipe médica que atendia o senador para informar a hora e a causa da morte. Eles pediram 15 munitos para concluir esse trabalho.

A assessoria de imprensa do senador só dará maiores detalhes com a divulgação da nota oficial pelo Hospital.

A Luta pela vida

O senador João Ribeiro lutou incansavelmente pela vida ao longo deste ano, desde que foi diagnosticado com uma doença rara, Sindrome Mielodisplásica Hiperfibrótica (SMD), no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, em 2012, onde morreu na manhã desta quarta-feira, 18.

Ele foi transplantado no dia 24 de janeiro deste ano. A medula foi doada pelo irmão, o comerciante Lázaro Ribeiro.

Com rumores de que ele não estaria bem de saúde, em 21 de outubro, o senador divulgou nota repudiando tais informações, de que sua saúde não estaria boa para que ele pudesse concorrer às eleições de 2014, para governador do Tocantins, como era sua pretensão.

No dia 15 de novembro, João Ribeiro retornou ao Hospital Sírio Libanês. Sua esposa Cinthia Ribeiro, afirmou que ele estava bem e que se tratava apenas de uma suposta gripe e que ele teria adiantado uma bateria de exames que precisava fazer.

No dia 26 de novembro, os médicos divulgaram nota confirmando complicações pulmonares, em virtude do transplante de medula óssea que o senador fez. Naquela oportunidade, o Hospital divulgou oficialmente que não havia previsão para alta.

Os últimos dias não foram fáceis nem para ele, nem para sua família, que acompanhou de perto sua luta pela vida desde que voltou ao Hospital para tratar a suposta gripe.

Na sexta-feira, 13, o senador teve um derramamento de sangue no pulmão, que culminou na sua ida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio Libanês.

 Em 15 de dezembro, no domingo, o Hospital emitiu nota informando que o senador continuava internado na UTI, mas que seu quadro havia se estabilizado. João Ribeiro, nesta altura, respirava com ajuda de aparelhos. Esta foi a última notícia do seu estado de saúde antes da sua morte.

Política

Ataídes Oliveira (PROS) é o suplente e deve reassumir a vaga no Senado. Ele ocupou o cargo de fevereiro à agosto deste ano, período em que João Ribeiro se afastou para se tratar da doença.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS