Pela sétima vez em oito anos, a senadora Kátia Abreu (PMDB) é apontada como uma das cem maiores lideranças do Congresso Nacional brasileiro. Do Tocantins, entre deputados federais e senadoras é a única parlamentar incluÃda entre os cem cabeças do Congresso em 2014. O Tocantins também não teve nenhum parlamentar em ascensão na edição deste ano. É o que revela Pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (Diap) divulgada ontem, domingo, 27 de julho. Os â€Cabeças do Congresso†são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercÃcio de todas ou de algumas qualidades e habilidade como conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. O trabalho de Kátia Abreu já a tinha colocado entre os cem cabeças do Congresso nos anos de 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O primeiro em número de parlamentares na Câmara dos Deputados, o PT, é também o primeiro em influência. O segundo em influência, é o PMDB, que ocupa o segundo lugar em número de parlamentares na Câmara e o primeiro no Senado. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PCdoB, que é o quinto entre os “Cabeças†e o décimo segundo entre as bancadas da Câmara.
Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS – reúnem 69% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15. Logo depois vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar. Embora se declarem independentes, votam majoritariamente com o Governo o PTB, com quatro, e o PV com um parlamentar. Já a oposição, com 25% da elite, é liderada pelo PSDB, com 11 parlamentares, o DEM, com seis, o PPS e o PSol, com três cada, e o SD, com dois parlamentares.
Confira a lista no seguinte endereço: http://www.diap.org.br/images/stories/Cabeas%202014%20-%20lista.pdf