PALMAS
Com o tema Gentileza no Trabalho, os servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP) e do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) participaram entre os dias 4 e 7 de fevereiro de palestra com o Senhor Gentileza, escritor e fundador do projeto social Pontinho de Luz, indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 e 2019. Luiz Gabriel Tiago está no Tocantins trazendo palestras para profissionais da Saúde sobre gentileza no trabalho, cultura da paz e ações sociais de combate à fome.
Durante suas palestras, Luiz Gabriel Tiago conta sua história de vida desde o seu primeiro emprego até a fundação do projeto Pontinho de Luz, sua empresa social que está transformando vidas no Brasil e em países da América do Sul e da Europa, e claro, a importância da gentileza nesse processo. “É preciso despertar a gentileza nas pessoas e, para isso, é preciso reaprender a olhar o outro. Só faz sentido se você sente, se mexe contigo, se dói. Acessando o que o outro tem de melhor e de pior, ressignificamos a nossa existência”, afirma.
Ele explica ainda que antes do projeto Pontinho de Luz, ele fazia pesquisas que resultaram no conteúdo do programa Treinamento Gentileza e ministrava palestras, mas sentiu a necessidade de fazer algo mais prático para interferir na realidade. As pesquisas resultaram no livro Gentileza no Trabalho, publicado em 2009.
Segundo o diretor administrativo do HGP, João Carlos Medeiros, a palestra do Senhor Gentileza, Luiz Gabriel, contou com o apoio do neurocirurgião do Hospital, Marcio Figueiredo, que viu a necessidade de tratar o tema Gentileza no trabalho e nas relações, também na unidade. “É importante abordarmos esse assunto quando se trata de um Hospital com mais de 2.500 servidores e colaboradores, pois isso fortalece o relacionamento entre os profissionais e contribui com a melhoria dos processos de trabalho”.
A responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, participou da palestra e falou da importância desse momento de reflexão. “No nosso trabalho, temos que procurar ter relações mais harmoniosas e menos conflituosas, como ele mesmo falou: gentileza gera gentileza. Tivemos também a oportunidade de conhecer o trabalho dele no projeto, que é muito importante. Fiquei muito feliz de poder assistir palestras como essa no ambiente de trabalho”.
Em sua conta nas redes sociais, o Senhor Gentileza afirmou, logo após sua palestra no Dona Regina, que o Programa “aperfeiçoa as relações humanas, proporciona leveza no dia a dia e amplia a visão sobre o outro, além de estabelecer uma Cultura de Paz na comunidade onde está inserida”.
Pontinho de Luz
O Pontinho de Luz foi fundado em julho de 2015 para promover ações de gentileza em busca de minimizar os impactos da desigualdade social. O primeiro grupo de assistência aos necessitados surgiu na cidade de Niterói-RJ e alcançou maiores proporções com o passar do tempo, conforme a participação crescente dos voluntários. Desde sua criação, o Pontinho de Luz entregou mais de 500 toneladas em alimentos, água potável, roupas, fraldas infantil e geriátrica, brinquedos, remédios e, claro, generosidade, em regiões de alta vulnerabilidade social. A rede de solidariedade, capitaneada por Luiz Gabriel, já conta com mais de 35 mil pessoas espalhadas por países como Brasil, Paraguai, Uruguai, Espanha, Irlanda e Argentina.