Facebook
10/09/2015 - 11h27m

Serviços de perícia médica do INSS estão suspensos em Araguatins, Tocantinópolis e em mais 09 cidades do estado

Redação

Os médicos responsáveis pela perícia no INSS entraram em greve nacionalmente na última sexta-feira, mas os profissionais do Tocantins só aderiram ontem.

São 12 agências do instituto espalhadas pelo Estado, 11 estão com atendimento parado ou parcialmente parado. “Apenas Porto Nacional segue com atendimento normal”, afirmou Raliel de Oliveira, técnico de seguro social do INSS e representante dos grevistas. Segundo ele, não é possível especificar quais serviços deixaram de ser oferecidos, já que cada agência atende de acordo com a adesão à greve.

ORIENTAÇÃO
A orientação dos grevistas é de que a população entre em contato com a central de atendimento, por meio do telefone 135, para confirmar quais serviços seguem funcionando na agência de sua região. Em todo o Estado, são 189 servidores do instituto, sendo que cerca de 60 estariam parados. “Isso gera um impacto de 46% do atendimento prejudicado, porque a maior parte dos servidores parados trabalha diretamente com o público”, explica Oliveira.

AGENDAMENTO
Na agência de Araguatins, apenas atendimento parcial para alguns serviços agendados. Na agência de Tocantinópolis, apenas os serviços de perícia estão funcionando.

Entretanto, o agendamento de alguns serviços, como o salário-maternidade, só tem vaga para atendimento em janeiro de 2015. Ainda assim, a média de pessoas atendidas ao dia caiu de 250 para menos de 100 durante a greve. “Uma pessoa que teve o benefício bloqueado, por qualquer motivo, só poderá resolver quando a greve acabar”, exemplifica o técnico.

O problema do aposentado José Dimas Macedo, de 75 anos, não é tão grave, mas ficou sem solução. Ele procurou o INSS para obter uma guia que dá direito ao acesso gratuito a passagens interestaduais. “Disseram que, por causa da greve, não estão emitindo”, lamentou, lembrando que a despesa com a passagem para o Piauí deve chegar a R$ 300,00.

Os servidores do INSS reivindicam reajuste salarial de 27% - a categoria não tem aumento desde 2009 -, realização de concurso público, incorporação das gratificações ao salário para os servidores aptos a se aposentarem, dentre outros pedidos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS