"Os RHs [Recursos Humanos] são uma extensão da Secad [Secretaria de Estado da Administração] nas secretariasâ€. Assim resumiu o titular da pasta, Geferson Barros, sobre a importância deste setor para o Poder Executivo, durante o lançamento oficial do Recadastramento dos Servidores, na tarde desta terça-feira, 1º de setembro. O evento ocorreu no auditório da Escola de Governo, na Capital, que ficou lotado de servidores em busca de informações sobre os procedimentos a serem adotados.
O secretário aproveitou seu primeiro encontro com estes servidores para mostrar a importância da parceria para o sucesso do recadastramento, que irá subsidiar o planejamento estratégico do Governo. Geferson Barros lembrou que esta é a primeira etapa da Auditoria de Folha. “Trata-se de um processo corretivo e fundamental para a ordenação de despesas, e que nunca foi realizado", explicou.
Também presente, o secretário da Educação, Adão Francisco, confirmou que as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) darão suporte ao processo de recadastramento, não apenas cedendo espaço fÃsico, como também força de trabalho.
A primeira fase do recadastramento consiste no preenchimento de formulário online com informações atualizadas, ou confirmação das já existentes. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Secad, Sandra Gondim, a atualização dos dados vai garantir a confiabilidade do Sistema de Gestão. Ela também enfatizou o recolhimento das digitais. “Mesmo que não ocorra atualização de informações, o servidor terá que participar da segunda fase do recadastramentoâ€, enfatizou.
O diretor de Tecnologia da Informação, José Ribeiro Neto, apresentou o formulário aos presentes e deu orientações sobre o seu preenchimento. Ele lembrou que os servidores poderão anexar fotos, mas quem não conseguir terá este registro feito durante a coleta das digitais que, futuramente, serão utilizadas em pontos eletrônicos.
Cronograma
O recadastramento é obrigatório para todos os servidores públicos ativos, civis e militares, efetivos ou ou não, e também os licenciados. Quem não se recadastrar terá o pagamento do salário suspenso. O acesso ao formulário é pelo endereço recadastramento2015.secad.to.gov.br, a partir desta quarta-feira, 2.
Os servidores terão até 30 de setembro para preencher o formulário online. Quem não tiver acesso a computador deverá procurar o auxÃlio dos servidores do RH de seu órgão de lotação. Uma central de informações atenderá pelo telefone (63) 3218-1528.
A segunda fase do recadastramento começa no dia 1º de outubro. Os servidores da Capital deverão levar seus documentos e recolher as digitais nos próprios RHs. Para facilitar o acesso aos servidores lotados nas demais cidades haverá postos de atendimento montados em cidades onde há Diretorias Regionais de Ensino. Entre 15 de outubro e 15 de novembro, o trabalho de recadastramento será levado a ParaÃso, Porto Nacional e Miracema. De 1º de novembro a 1º de dezembro serão atendidos os servidores dos demais municÃpios.