TEÓRICOS E PRÁTICOS
Ações visam qualificar os profissionais em práticas de urgências e emergências clínicas, traumatológicas e protocolo de acolhimento com simulações realísticas.
Os servidores da equipe de Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia do Hospital de Regional de Xambioá (HRX) participaram nesta semana, de cursos de qualificação teóricos e práticos em: Urgência e Emergência Hospitalar na assistência ao Acolhimento e Classificação de Risco, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC), Suporte Avançado de Vida ao Trauma para enfermeiros (SAVTN) e Suporte Básico de Vida (SBV), com participação de 45 profissionais.
A bateria de cursos visa qualificar os profissionais em práticas em urgências e emergências clínicas, traumatológicas e protocolo de acolhimento e classificação de risco. Os cursos são ofertados pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias / Diretoria de Apoio à Gestão Hospitalar, para fortalecer a rede hospitalar por meio de capacitação profissional promovendo assistência qualificada, integrada e sistematizada.
A superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Elaine Negre Sanches reforça que “qualificar os profissionais que atuam na porta de entrada hospitalar é viabilizar um cuidado ao paciente de forma adequada, segura e humanizada. Para cumprir com os princípios, diretrizes e objetivos organizacionais estabelecido na Política Nacional de Humanização e Política da Rede de Atenção às Urgências no âmbito hospitalar”.
Elaine complementa que “nesta conjuntura a realização deste curso foi um momento peculiarmente positivo, com material de excelência e de alta tecnologia em práticas integrativas de simulação realística e discussão do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Estadual”.
Uma das participantes, a enfermeira, Maria da Graça Melo Martins afirma que “o curso foi de grande importância. Uma excelente oportunidade para os profissionais se qualificarem e melhorar os atendimentos ao paciente com qualidade e de forma segura. Os assuntos foram discutidos de forma prática e empática e conseguiu colaborar com as equipes sanando todas as dúvidas dos profissionais, integrando os participantes nas simulações realísticas. Uma experiência ímpar para todos os profissionais”.
Já Dhully Gleicy Ferreira Reis, enfermeira do hospital, expressa seu sentimento de honra e gratidão. “O curso acrescentou muito para a vida profissional, pessoal e despertou o interesse nas qualificações. O curso foi de excelência e com certeza vai melhorar muito a qualidade dos serviços prestados no pronto socorro, internação e centro cirúrgico desta unidade hospitalar”.
Os cursos foram ministrados pelo Tony Regis, enfermeiro emergencista e intensivista com experiência em atendimento em Urgência e Emergência Hospitalar e Atendimento Pré-Hospitalar (móvel, terrestre e aéreo) e a instrutora foi Nicoly Aguiar, enfermeira, mestre em ciências da saúde e em gestão em saúde com experiência em urgência e emergência hospitalar.