Ainda segundo funcionários, somente 60% dos profissionais do quadro da Educação e da Saúde estariam recebendo em dia, os outros 40% pertencentes ao quadro administrativo sem receber seus pagamentos.
A prefeitura de Araguatins estaria enfrentando uma crise, o motivo ninguém sabe, já que verbas nos cofres do municÃpio até então estaria entrando normalmente, e a crise só chegou para parte dos funcionários da prefeitura. Os contratados e comissionados e também Secretários, Superintendentes e Diretores recebem normalmente e em dia, segundo a fonte. Com o não pagamento de servidores efetivos e concursados, municÃpio teme viver novamente o fantasma do atraso salarial, que viveu lá atrás.
Contratação de pessoal sem concurso público em excesso, salários exorbitantes a cargos em comissão, gratificações irregulares e despesas pagas com recursos da prefeitura, são alguns dos principais motivos pelo atraso no pagamento dos servidores municipais. A despesa está tão fora de controle, que mesmo depois de anúncios de cortes, ainda não foram suficientes para reequilibrar as finanças do municÃpio, a população acaba pagando por erros individuais.
Além do atraso nos pagamentos, a prefeitura mudou a data dos vencimentos, antes era todo dia 10 (dez), atualmente tá fatiado entre os dias 10, 20 e 30.