PROJETO SORRISO NAS ALDEIAS
Projeto Sorriso nas Aldeias tem como meta beneficiar mais de 10 mil indígenas em diversas regiões do Estado.
A aldeia Funil, localizada no município de Tocantínia, recebeu nesta segunda, 12, e terça-feira, 13, importantes ações do projeto Sorriso nas Aldeias, uma iniciativa da área técnica de saúde bucal da Diretoria de Ação Primária (DAP) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O projeto tem como meta beneficiar cerca de 14 mil indígenas, em diversas regiões do Estado, promovendo cuidados essenciais com a saúde bucal.
“O Tocantins tem sido um estado referência e um dos pioneiros no que se refere à integração da saúde indígena dentro dos territórios, tanto na pauta de saúde bucal quanto na saúde da atenção primária no contexto geral. E alguns desses projetos são o Sorrindo no SUS e o Sorrindo nas Aldeias, também temos outras ações em diversas áreas da atenção primária”, destacou a diretora de Atenção Primária da SES-TO, Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu.
As atividades desenvolvidas na aldeia Funil incluíram uma peça teatral voltada para as crianças, com os objetivos de ensinar e estimular a prática correta de higiene bucal. Além disso, foram distribuídos kits de higiene bucal e realizadas as escovações supervisionadas, garantindo que os pequenos aprendessem na prática os cuidados necessários.
“Para nós, hoje [terça-feira, 13] é um dia muito importante, pois nós sabemos quais são as dificuldades para manter o trato na área da odontologia e nos sentimos felizes com a presença de todos os envolvidos”, agradeceu o pajé da Aldeia Funil, Elson Krensu.
As ações do projeto Sorriso nas Aldeias têm se mostrado fundamentais para a promoção da saúde bucal entre a população indígena, fortalecendo a prevenção de doenças e melhorando a qualidade de vida das comunidades atendidas. A continuidade desse trabalho é vista como um passo importante na construção de um futuro mais saudável para todos.
Parcerias
O projeto Sorriso nas Aldeias conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS), da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), do Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins (Dsei/TO), da Universidade Ulbra e da Colgate.
“Todos os parceiros envolvidos são de suma importância, pois cada um tem uma experiência, gerando resultados grandiosos na cobertura de saúde bucal da população indígena do Tocantins. E com os bons resultados que estamos alcançando, a intenção é que o programa Sorrisos nas Aldeias seja uma ação que se perpetue”, salientou o responsável pela área técnica de saúde bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone.