A Secretária da Saúde, Vanda Paiva, representando a gestão Estadual do Sus – Sistema Único de Saúde, participou nesta terça-feira, 19, no auditório do CRM – Conselho Regional de Medicina, do “I Encontro de Preceptores da UFTâ€. O evento reuniu todos os profissionais médicos que realizam o trabalho de preceptoria do curso de Medicina da UFT – Universidade Federal do Tocantins.
Na ocasião, Vanda ressaltou a importância da residência médica no Estado e do serviço de preceptoria, para a fixação do profissional médico no Tocantins e principalmente nos municÃpios do interior. “A nossa demanda é enorme, temos municÃpios sem profissionais e hospitais sem especialidades o que inviabiliza o atendimento a população na Atenção Básica e na rede hospitalar. Ampliar as residências médicas é o primeiro passo para mudar a realidade no Estadoâ€.
O reitor da UFT, Márcio da Silveira, agradeceu a parceria do Estado por ter cedido Unidades Hospitalares para os alunos de medicina e médicos residentes e o espaço dentro do terreno do HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, onde será construÃdo um ambiente para o curso de medicina da Universidade.
Atualmente a UFT conta com 63 profissionais médicos que trabalham com preceptoria no Estado.
Preceptor
É o professor que ensina a um grupo de alunos e residentes de medicina, com ênfase na prática clÃnica e no desenvolvimento de habilidades para tal prática, prestando assistência direta ao aluno e ao médico residente. Sua função é ensinar a clÃnica, por meio de instruções formais com determinados objetivos e metas.