Não é só em Palmas que o profissional tocantinense encontra apoio, direcionamento e qualificação nos postos do Sine. Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas), o Sine intermedeia ações que buscam uma melhor colocação de profissionais desempregados ao mercado de trabalho. Esses clientes têm à sua disposição nove postos em cidades estratégicas do Tocantins, com equipes multiprofissionais e projetos voltados para populações com menos oportunidades.
Em AraguaÃna, por exemplo, o Sine disponibiliza um analista jurÃdico para sanar quaisquer dúvidas sobre leis trabalhistas. Além do Setor de Qualificação, de Convocação, e de Captação de Vagas e Telemarketing, a Agência assegura orientação aos profissionais de contabilidade à cerca do programa Contador Web, e auxilia nos acertos dos benefÃcios do Seguro Desemprego, aos contadores e trabalhadores.
“O curso de telemarketing é um dos mais procurados e também um dos que, geralmente, as empresas buscam profissionais. Vale lembrar que um curso como esse sairia caro para quem já está sem trabalhoâ€, afirmou a secretária da Setas, PatrÃcia Amaral.
Na região sudeste do Estado, em Dianópolis, o Sine promove ações voltadas para o bem-estar da sociedade como o Outubro Rosa, Novembro Azul, e de combate ao mosquito Aedes Aegypti; além de palestras voltadas para os mais jovens e sua inserção no mercado de trabalho.
O Sine dianopolino também fez uma parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), para a profissionalização de pessoas na área de informática e manutenção de equipamentos eletrônicos. Os participantes são instruÃdos pelos alunos do Instituto, que assim também se beneficiam do processo de ensino-aprendizagem, com a supervisão dos professores. Essa parceria agrega ainda novos valores com a inclusão de pessoas com deficiência, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que serão capacitados na mesma área com o auxÃlio, quando necessário, de um intérprete da LÃngua Brasileira de Sinais (Libras).
Em Gurupi, um projeto que qualifica mulheres para atender demandas predominantemente masculinas teve inÃcio antes mesmo de Palmas. O Jeito de Mulher mostra a Setas assegurando a paridade na participação dos gêneros nas polÃticas públicas de capacitação para o mercado de trabalho no interior do Tocantins.
“Esse projeto vem para inserir a mulher em um espaço que, hoje, culturalmente, é masculino. É uma quebra de paradigmas, tanto para os homens que precisam enxergar a mulher nesse mercado, como também para o público feminino, que ainda não se via inserido nele. É um projeto-piloto, e a escolha de Gurupi para dar o pontapé inicial é pela estrutura da cidade que nos permite alcançar o efetivo sucesso do trabalhoâ€, argumentou Kleber Wessel, gerente de Qualificação Profissional do Sine.
O Órgão se apresenta ainda em Araguatins, GuaraÃ, ParaÃso, Porto Nacional e Taquaralto, além dos postos já citados e da agência Centro, da Capital. Em todos, disponibiliza serviços gratuitos para o trabalhador e para o empregador.
Serviços
Emissão de carteira de trabalho, intermediação da mão de obra, e atendimento ao seguro desemprego, são alguns dos serviços gratuitos comuns a todos os postos; assim, enquanto o empregador tem disponÃvel um banco de dados atualizado e completo, o trabalhador é orientado e qualificado para o mercado de trabalho.