UNITINS
Mais de 30 mulheres de Sítio Novo foram contempladas por ação da Unitins e unidades básicas de saúde.
Para incentivar a rotina de cuidados e exames relacionados à saúde da mulher, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis promoveu, na última quarta-feira, 27, o evento “Março Lilás: Mês da Prevenção ao Câncer do Colo do Útero”, na Unidade Básica de Saúde Sesp, em Sítio Novo do Tocantins, com foco central na conscientização sobre a importância do Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU).
A programação foi organizada em conjunto pelos acadêmicos de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, sob supervisão do professor Volmar Morais Fontoura, e pelas Unidades Básicas de Saúde I e IV do município contemplado. O evento reuniu pelo menos 32 mulheres cadastradas nessas UBS.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas relevantes para a saúde da mulher, incluindo informações sobre o câncer de colo uterino e suas complicações. A participação ativa das mulheres foi evidente, demonstrando a receptividade e o interesse pela educação em saúde.
Além das palestras informativas, o evento proporcionou momentos de relaxamento, com a aplicação de técnicas de massoterapia, ventosaterapia e auriculoterapia, inseridas no contexto das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Os acadêmicos de enfermagem desempenharam um papel ativo na condução das atividades, envolvendo-se não apenas na educação em saúde, mas também na implementação das práticas terapêuticas. O resultado obtido reforça a importância de eventos como este, que visam não apenas tratar, mas principalmente prevenir doenças e promover o bem-estar da comunidade.
“Para nós, foi muito gratificante poder abordar temas tão importantes relacionados à saúde da mulher. Foi uma experiência enriquecedora contribuir para o conhecimento e bem-estar dos pacientes. Ao final da ação, proporcionamos um momento de autocuidado com serviços de massoterapia, ventosaterapia e auriculoterapia, elevando ainda mais a autoestima das participantes, que se sentiram valorizadas e especiais”, compartilhou o acadêmico do 9º período Uelson Carlos de Sousa Silva.
Para o professor Volmar Morais Fontora, “estes momentos são de grande valor na trajetória acadêmica, pois é onde o acadêmico se depara com a realidade extrauniversitária e pode propor mudanças e ações por meio de seu conhecimento técnico/científico adquirido ao longo de seu período acadêmico: ensino, pesquisa e extensão”, assinalou.